Friday, January 18, 2008

O amor nos tempos do cólera

O livro:

Li o livro há uns anos atrás. Se não me engano em 2005. Simplesmente fantástico!

A escrita de Gabriel Garcia Márquez é envolvente, o que faz com que se leia o livro todo rapidamente sem perceber. Ele não tem o menor pudor ao usar todos os recursos de sedução da língua para nos prender na leitura.

Lembro que comecei a ler o livro com algumas expectativas e tudo mudou no decorrer da leitura. A cada novo capítulo uma situação inusitada, algo surpreendente e eu me vi envolvida pela história de Florentino Ariza e Fermina Daza. A história em si já é mostrada logo de início no livro, o que leva muitos a pensar: o que mais o autor teria para escrever nas muitas páginas que ainda restam? Pois ele nos surpreende! Conta casos, cria cenários maravilhos e outros detestáveis, expõe e fala da vida de personagens que em outras circunstâncias talvez nem seriam citados, e assim ele desenvole e nos envolve na história.


O filme:

Criei uma certa expectativa em relação ao filme. Ano passado ouvi falar sobre ele e esse ano, quando o vi em cartaz, nem acreditei!

Foi uma novela pra conseguir assistir o filme. Três tentativas frustadas de conseguir ingresso e somente na quarta vez eu consegui. Essa saga só fez aumentar ainda mais o desejo de ver na película essa obra literária.

Confesso que foi um tanto frustante e que concordo com a maior parte da crítica escrita pelo programa Auto Falante:

http://programaaltofalante.uol.com.br/index.php?master=balaio&sub=cinema&ac=2&id=340

Ver atores latinos falando em inglês foi um martírio. A Fernanda Montenegro então... obviamente eu não questiono a atuação dela. Ela esteve muito bem no papel de Transito Ariza, mãe de Florentino, mas a cada momento que ela abria a boca era um golpe de faca nos meus ouvidos. Lamento muito que o filme não foi feito em espanhol.

Dos males o menor: o livro é tão bom, que o filme (mesmo falado em inglês) valeu a pena assitir.
Recomendo sim que você assita o filme, mas acima de tudo que você leia o livro.

No comments: